Cursos Profissionalizantes & Sustentabilidade Ambiental

QUEM SOMOS

Essa é a nossa história

Em 1993, um grupo de voluntários não conformados com o alto nível de exclusão social em nosso País resolveu aderir às idéias do sociólogo Herbert de Souza - "Betinho", e trabalhar em prol da CIDADANIA, ou seja, contra a fome e a miséria de nosso povo.

Betinho dizia que "CIDADANIA é a luta contra a exclusão social, contra a miséria, e mobilização concreta pela mudança do cotidiano e das estruturas que beneficiam uns e ignoram milhões de outros. É querer mudar a realidade a partir da ação com os outros, da elaboração de propostas, da crítica, da solidariedade e da indignação com o que ocorre entre nós".

Em 1993 iniciamos com a doação de cestas básicas mensais para famílias cadastradas, ao mesmo tempo em que apresentamos o Comitê da Cidadania na Câmara de Vereadores, CDL e ACIS.

Em 1994 iniciamos um trabalho em prol das crianças e jovens, em especial um grupo de 25  usuários de drogas que estavam vivendo em um prédio abandonado no centro da cidade. Montamos o projeto Vida Nova com educadores de rua. Obtivemos um ótimo resultado com este projeto e, ao final de dois anos, aqueles jovens já tinham sido recolocados em suas ou outras famílias.

Sociólogo Herbert José de Souza (1935-1997) - "Betinho"
Sociólogo Herbert José de Souza (1935-1997) - "Betinho"
Doação de benefícios eventuais em 1993.
Doação de benefícios eventuais em 1993.


Ensinando a Pescar

Em 1996 resolvemos repensar o caminho a seguir: "Ensinar a pescar e trabalhar na prevenção". Tendo o SENAI como parceiro, foi-nos cedido um espaço pela Escola Estadual Vila Prado onde demos inicio ao Projeto Cidadania - cursos profissionalizantes. Inicialmente o curso de Elétrica, e um ano após o de Serralheria com o apoio da GERDAU.

Em 2006, além destes cursos, e com o apoio da ANABB, acrescentamos o Curso de Padaria que abriu vagas especialmente para o público feminino.

A profissionalização de jovens é importante não apenas para que tenham um futuro mais digno e, quando pensamos em jovens em situação de vulnerabilidade, torna-se mais evidente a necessidade de oferecer-lhes capacitação profissional com qualidade, para que possam disputar o mercado de trabalho em condições iguais às de jovens de classes mais abonadas.

Por esta razão, mantendo o foco na qualificação e aprimoramento dos cursos oferecidos, o Comitê da Cidadania busca oferecer a seus alunos não somente cursos técnicos profissionalizantes, mas também a Inclusão Digital, ou seja, cursos diversos de Informática, acesso à Internet, robótica, línguas estrangeiras, palestras diversas sobre saúde, meio ambiente, ética, que também contribuem com a inclusão social.

Anualmente, uma média de 150 jovens carentes e/ou em situação de vulnerabilidade social se beneficiam dos diversos cursos oferecidos pelo Comitê da Cidadania. 


 

Primeira turma de Elétrica em 1996.
Primeira turma de Elétrica em 1996.
Aluno da Serralheria em 1997.
Aluno da Serralheria em 1997.

Um pouco mais sobre nós...



NOSSO TIME

Conheça os verdadeiros heróis

Conselho

Coordenação e Conselho, pessoas que estão desde o principio no Comitê, deliberando e coordenando-o.

Instrutores

Profissionais que se dedicam nos cursos profissionalizantes reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, como por exemplo Auxiliar Administrativo.

Voluntários

Pessoas que se dedicam voluntariamente nas mais diferentes tarefas, como no apoio na preparação do lanche, em palestras, instrutores em cursos breves e serviços diversos, como as fotos deste site.

Técnicos Sociais

Profissional de Serviço Social e Psicologia e/ou Pedagogia  que ofertam apoio aos estudantes e seus familiares em suas questões, assim como apoiam os instrutores no que lhe couber.



E AGORA?

Apoie a nossa missão